sexta-feira, 21 de novembro de 2008

SAINDO DA LINHA - COLETIVA DE PEQUENOS FORMATOS




DE 28 DE NOVEMBRO A 20 DE DEZEMBRO DE 2008 - GALERIA SPD ART, LAGO SUL

Mostra coletiva reúne obras em pequenos formatos de artistas brasileiros e estrangeiros, que fixaram residência em Brasília

Uma mostra coletiva com a peculiaridade de expor obras em pequeno formato. Partindo desta idéia, a Galeria SPD Art idealizou e apresenta, de 28 de novembro a 20 de dezembro, SAINDO DA LINHA, uma exposição reunindo esculturas, fotografias, telas giclê e a óleo; acrílico e técnica mista de 16 artistas plásticos brasileiros e de outros quatro países, todos residentes na capital federal.

Partindo de temas livres, a intenção da galeria é justamente não estabelecer uma lógica da linguagem conjunta, mas uma coerência de intentos estéticos, simplesmente para satisfazer a vontade de muitos artistas plásticos de se expressarem de forma livre e em conjunto com outros, e ainda apresentando uma nova fase expressiva de alguns artistas de Brasília.

Os artistas

Adalardo Nunciato Santiago (Franca, SP) - Trabalhou no Ministério de Relações Exteriores do Brasil, o que o permitiu viver muitos anos em diferentes partes do mundo, aprendendo que a arte não tem nacionalidade. Atualmente, desenvolve a idéia do Psicorealismo aplicado à arte. Radicado em Brasília, participou de diversas exposições no Brasil e no exterior.

Anas Abdelrahim (Nyala/Darfur, Sudão) - Graduado em Khartum, na Escola de Artes aplicadas, fez mestrado na Escola de Artes em Berlim. De 1995 a 2005, participou de várias exposições coletivas e individuais na Alemanha. Hoje vive e trabalha em Brasília.

Carppio de Morais (João Pinheiro, MG) - Aos 2 anos de idade veio para Brasília com seus pais, permanecendo até 1969. Aos 8 anos começou a desenhar, aprimorando-se neste segmento até aos 18 anos, quando descobriu a pintura e a escultura. Transferiu-se para Goiânia, onde residiu até 2006. Esteve na Amazônia, onde manteve contato com mineradores, madeireiros e povos indígenas, pesquisou pigmentos e minerais. Retornou a Brasília, fixando residência. Participou de inúmeras exposições e recentemente participou da I Bienal Internacional de Poesia, na Biblioteca Nacional do Conjunto Cultural da República, em Brasília.

Dulce Schunk (Porto Alegre, RS) – Formou-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 1987, mudou-se para Brasília, onde se tornou professora da UnB, atuando no Departamento de Projeto, Expressão e Representação da Faculdade de Arquitetura. Seu trabalho é focado na pesquisa e utilização de pigmentos minerais do Planalto Central como material pictórico.

Ennio Bernardo (São Paulo, SP) – Escultor autodidata, começou sua carreira em 1966 pintando óleos sobre tela. Começou a esculpir em madeira em1979. Passou para a pedra sabão, depois granito e quando se mudou para Portugal, em 1991, dedicou-se à escultura em mármore. Retornou ao Brasil e fixou residência em Brasília, onde construiu um atelier-moradia.

Gersion de Castro (Brasília, DF) - Filho de pioneiros da construção da capital, suas telas constituem valiosos registros históricos da antiga Vila Paranoá, onde foi criado. Autodidata, seu trabalho é reconhecido no Brasil e no exterior pela vibração, luz e espontaneidade.

Glenio Lima (Babaçulândia, TO) - Veio para Brasília em 1960 em tempo de assistir à inauguração da capital. Concluiu Licenciatura Plena em Artes Plástica na Faculdade Dulcina em 1984 e participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Atualmente dirige o Museu de Arte Moderna de Brasília.

Josafá Neves (Brasília, DF) - Aos 12 anos já trabalhava como arte-finalista em uma agência de comunicação. Aos 15, tornou-se ilustrador. Trabalhou também como designer e projetista. Estudou canto e instrumentos de cordas e, em 1996, passou a se dedicar integralmente aos estudos e à prática da arte. Participou de performances e de exposições coletivas e individuais com óleo sobre tela, escultura e cerâmica. Atualmente, dedica-se integralmente à arte.

Maria do Socorro Coimbra (Fortaleza, CE) - Formada em Economia. É também fotógrafa e artista plástica, trabalhando com cerâmica, técnicas mistas, cimento, argila e metais. Participou em exposições no Ateliê WIKA de argila, e de exposições no Ateliê Huet Azevedo, ambos em Brasília.

Massimo Massaglia (Forte dei Marmi, Itália) - Radicado em Brasília há 15 anos, é artista plástico por vocação. Estudou pintura com Ralph Gehre, xilogravura com Rubem Grilo, batik com Prabhu, arte de reciclar papel com Thérèse Hofmamm Gatti. Participou de oficinas com Sônia Paiva, Zero, Elder Rocha Filho, entre outros. Desde 1992 vem realizando exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior. Ganhador de diversos prêmios, utilizou várias linguagens e recursos: tintas a óleo e guache sobre tela, monotipia, giz de cera, caneta esferográfica e colagem.

Paolo Andrea Seifert (Barcelona, Espanha) - Radicado em Brasília desde 1998, formou-se na área de turismo, trabalhando e vivendo em diversos países. Por vários anos trabalhou na renomada galeria de arte Giorgio Persano em Turim, Itália. Esta é sua primeira participação como artista plástico.

Peter J. Casotti (Chur, Suíça) - Estudou biologia, antropologia cultural e psicologia na faculdade de Zurique, onde trabalhou no Jardim Botânico da cidade. Em 1993 emigrou para o Brasil e hoje vive em uma chácara perto de Brazlândia. É também um conceituado paisagista. Folhagens do cerrado e penas de galos índígenas são algumas das fontes de inspiração nos giclês assinados pelo artista.

Ricardo Stumm (Porto Alegre, RS) - Estabeleceu-se em Brasília em 1996. Começou sua trajetória como gravurista em Porto Alegre. Sua carreira internacional inclui gravuras premiadas na Espanha e Curso de Design Gráfico em Paris. Montou um atelier e inaugurou a Tacello, primeira fundição artística de Brasília. Hoje é reconhecido como escultor.

Rogério Donatto (Cruz Alta, RS) - Mudou-se para Brasília em 1976. Em 1993 iniciou-se na pintura, dando ênfase à abstração. Fez curso de desenho no Departamento de Artes da UnB, em 1997. Piloto comercial de profissão, nas ocasiões em que voava para Nova York, fazia aulas na Art Students League of New York. Em seu currículo, várias exposições individuais e coletivas no Rio de Janeiro e em Brasília.

Rosane Pomnitz (Santa Maria, RS) - Radicada em Brasília desde 1976, pinta e desenha desde criança. Registra em seu extenso currículo participações em diversas exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior.

Tarciso Viriato (Fortaleza, CE) - Concluiu seus estudos em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará e mudou-se em Brasília em 1978, onde até hoje vive e trabalha. Nos últimos 20 anos, tem exposto seu trabalho em galerias do Brasil e do exterior, como em Versailles (França), Nova York e Boston.
A Galeria

Fundada em 2007 por Isa Marina Seifert de Carvalho, Paolo Andrea Seifert, e Marco Alberto Seifert - profissionais que há muito atuam anos na área de design de interiores e comércio de arte, a SPD Art visa a apresentar ao mercado de Brasília obras de artistas já consagrados ou ainda desconhecidos, mas que trabalham com alta qualidade. Em sua terceira exposição, a Galeria já conta com o reconhecimento de várias entidades como embaixadas e organizações internacionais radicadas na capital, de profissionais da arquitetura e design de interiores, assim como de artistas plásticos que trabalham em Brasília. Além disso, a SPD Art faz parcerias com outras galerias, apóia o trabalho de arquitetos, decoradores e iniciativas de organismos da Administração Pública.


SAINDO DA LINHA

Abertura: 27 de novembro 2008, das 19 às 22 horas
Visitação: 28 de novembro 2008 a 20 de dezembro 2008
Horários: De segunda a sexta-feira, das 10:00 as 12:30 – das 14 às 18:00 horas.
Sábado: das 10:00 às 12:30 – das 15 às 18 horas
Local: Galeria de Arte SPD Art, SHIS QI 23 Comércio Local – Bloco A Loja 7 – Ed. Fashion 23 – Lago Sul – Brasília – DF
Contato: (61) 3366-2873 / (61) 9976-7105 info@spdart.com.br
Patrocínio: SwissBrazil Consultoria Empresarial, Ltda.
Márcio Branco

Nenhum comentário: