sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Thomas Ender (1793 - 1875)



No espaço da Caixa Econômica em Brasília, está acontecendo a exposição de obras do pintor austríaco Thomas Ender. A descoberta da fotografia para documentar, ainda era pra vir e como muitos "paisagistas" da época, ele foi enviado pela Coroa austríaca, junto com uma equipe de cientistas e naturalistas, visitar e documentar as terras e os misterios do Novo Mundo. Trata-se de imagens de pequenas dimensões, esboços desenhados com lápis e coloridos com aquarela. Ender representa todo o Romantismo da época em que vivia, com obras "quentes" e aquele sentimento do "bom selvagem". São representadas figuras sociais, o homem branco definido como "português", o mulato e enfim, o escravo, liberto ou menos. Pode-se também notar os ambientes em que viviam colonos e servidores, estes bem simples e decididamente "espartanos". Uma vida tranqüila, com a forte presença da igreja, em simbiose com uma natureza luxuriante. Imagens que relatam um Rio de Janeiro, que tinha-se tornada na capital do Imperio, em que vivia uma corte com um próprio cerimonial, mas adequado ao ambiente "rústico". A cidade onde o estilo colonial predomina tornando-as todas parecidas e como diferencial, o ambiente natural em que estavam ubicadas. A bahia de Guanabara é irreconhecivel, como também Botafogo, o Corcovado, e identificam-se alguns monumentos que conseguiram sobreviver ainda hoje. Ender visitou também o interior, relatando as belezas da Serra. A jornada continuou para São Paulo, com imagens da viagem que podemos imaginar no mínimo como aventurosa. São Paulo era então quase uma vila, com habitantes heterogêneos e contava até com a presença de chineses.
Podemos somente imaginar os sentimentos de um europeu, que vinha de Viena, então capital de um império vasto e mutlicultural, eficiente e organizado, ao chegar nesta terra tão diferente.
A exposição merece uma visita de parte de quem é sempre curioso em conhecer o passado do seu pais e ver com que "modernidade" Ender representava ambientes e detalhes, sem o uso da fotografia.
Na Galeria Principal da Caixa, SBS Quadra 4, lote 3/4, do dia 28 de outubro 2007 até 02 de dezembro 2007, de terça a sexta-feira, das 9 as 21. A exposição irá então para o Rio de Janeiro.